Pesquisa PESQUISA DA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DE ALUNOS DE CURSO DE GRADUÇÃO

  • Jorge Rosa Fatec Pindamonhangaba
  • Röhm, Daniel Gobato Centro Universitário Central Paulista – UNICEP
  • Tirelli, Marcelo Alexandre Faculdade de São Bernardo – FASB
  • Ribeiro, Rosinei Batista
  • Maia, Rafael
Palavras-chave: Ensino remoto. Plataforma de aprendizagem. Isolamento social, Gestão acadêmica.

Resumo

Diante deste cenário inesperado em que toda a sociedade foi afetada com o isolamento social, devido ao evento da COVID-19, as instituições de ensino em particular, para não interromper suas atividades e programação, teve que de forma muita rápida, migrar do processo de aprendizagem e ensino presencial e físico, para a forma de ensino remoto online. Se faz necessário aqui ressaltar a diferença de ensino remoto e ensino a distância, a Educação à Distância é uma modalidade de educação tão complexa quanto a educação presencial. Ela tem princípios, normas, recursos didáticos e abordagens específicas para atividades síncronas e atividades assíncronas. Esta modalidade requer infraestrutura, formação e capacitação permanente de professor autor, professor mediador online, coordenador de disciplina, orientador de polo e outros. E o ensino Remoto ou Online, as aulas acontecem ao vivo e pode haver momento de exercício, leitura ou exibição de vídeos, porém tudo acontece de forma síncrona, os alunos precisam estar presentes online durante a aula ao vivo, podendo também se complementada com atividades assíncronas [1].

Publicado
2020-11-30
Seção
Dossiê Especial Tecnologias na Educação