A Revista Pesquisa Aplicada e Tecnologia (REPATEC) foi criada em 2019 pela Fatec Pindamonhangaba para fomentar o debate acadêmico com foco na disseminação de pesquisas aplicadas e tecnológicas de todas as áreas do conhecimento. O periódico fundamenta-se na premissa de que a pesquisa científica é viabilizadora de soluções para o atendimento de demandas contemporâneas da sociedade de forma dinâmica e inovadora.  

A REPATEC prioriza a publicação de pesquisas que evidenciem o uso prático a partir conhecimento científico, visando utilidades econômicas e sociais. Concentra sua linha editorial em artigos e relatórios técnicos que abordem demandas e problemas presentes nas atividades de organizações, instituições e atores sociais.

A publicação de textos com o recorte metodológico focado em pesquisa aplicada e tecnológica tem como intuito difundir pesquisas que, fundamentadas no conhecimento científico, proponham o desenvolvimento de tecnologias para obter processos, ferramentas e sistemas que tenham aplicabilidade imediata na sociedade.

São foco da linha editorial da revista contribuições de todas as áreas do conhecimento, com prioridade das seguintes abordagens metodológicas:

- surveys;

- experimentos;

- estudos de caso.

Ao optar pela política de acesso aberto, a REPATEC defende a democratização e ampla difusão da ciência. 

A REPATEC publica dois números anuais (janeiro - junho e julho - dezembro) no sistema de publicação contínua (os artigos são publicados conforme são aprovados), com o limite de vinte artigos por número.  Eventualmente, a REPATEC publicará números especiais temáticos, resultantes de chamada específica para a comunidade científica ou de parceria com eventos, no sistema fast tracking.